Rappel - ancoragem

Ancoragem


As cordas de rappel devem ser sempre muito bem ancoradas, isto é, bem seguras. Sempre que haja a menor dúvida sobre a consistência de uma ancoragem, deve-se usar mais do que um ponto de fixação para a mesma corda.

O ideal seria ancorar utilizando sempre 3 pontos. Para tal, na corda de rappel podem-se fazer vários nós oito e a cada um deles ligar com um mosquetão a um ponto diferente de ancoragem.

Troncos velhos, rochas pequenas ou de xisto devem sempre levantar dúvidas. A ancoragem pode ser ainda feita com fita tubular, a qual costuma ter maior resistência do que uma corda.

Outro aspecto a ser levado em consideração, é verificar se a corda não será cortada ou danificada por asperezas do terreno. No caso em que não haja um local melhor de ancoragem, deve-se proteger a corda com panos de lona, cobertores, ou mesmo uma mangueira.

Nó Oito





Esse nó pode ser confeccionado tanto na ponta da corda ou no meio dela. Para passar por um mosquetão e prendê-lo a qualquer ponto, nas ancoragens, para amarrar qualquer coisa à corda, para se fixar direto ao cinto.
oito duplo pela ponta da corda e arremate final


Nó Lais de Guia
Um nó muito simples para a ancoragem de uma corda de rappel é o chamado Lais de Guia em Bobine. Basicamente trata-se de um lais de guia, apenas com mais voltas. O número de voltas fica ao critério de cada um.

Prof. Gil